Pavilhão de apoio no Parque Aventura / PARATELIER

O edifício localiza-se na perpendicular da entrada principal, configurando-se como elemento marcante na definição de entrada área do parque – um filtro entre esta e a paisagem de vegetação espontânea.

© Leonardo Finotti

A sua localização permite um acesso imediato à portaria na entrada do Parque e um rápido acesso às instalações sanitárias para quem se encontra no seu interior.

© Leonardo Finotti

O conceito do edifício surge da necessidade de marcar uma entrada para ao Parque, resultando num volume único que sintetiza o programa por inteiro. Este materializa-se numa forma linear e continua, ligeiramente destacado do solo.

© Leonardo Finotti

Programa

No interior do edifício os espaços encerrados concentram as funções de portaria, instalações sanitárias, áreas técnicas de apoio ao funcionamento do parque e espaço.

© Leonardo Finotti

Entre volumes, surge um espaço de encontro social, com possibilidades múltiplas de utilização e com possibilidade de se prolongar para a paisagem.Este espaço, de carácter semi-interior, é trabalhado, para o exterior, com um alçado em ripas de madeira que, do lado nascente, é passível de ser aberto, como se de uma ‘cortina’ se tratasse.

© Leonardo Finotti

No interior elementos completamente opacos e fechados, geometricamente definidos e soltos, ocupam o espaço definindo os espaços de circulação, limitados pelo ripado de madeira.

© Leonardo Finotti

A área central é passível de ser usada como lugar de pequenos espectáculos e encontra-se equipada com um armário-arrumo com abas desdobráveis que, abertas, podem funcionar como ecrã para projecções.

© Leonardo Finotti

Materiais

Os materiais a utilizar na construção do pavilhão é a madeira cujo acabamento é diferenciado de acordo com o programa. Deste modo os alçados são trabalhados com a madeira, propriamente dita, revelando de forma explícita a matéria de construção.

© Leonardo Finotti

No interior é usada madeira trabalhada e com acabamento com o objectivo de garantir uma certa sofisticação e o conforto dos espaços. A portaria e os espaços comuns são construídos com placas de OSB pintado, e as instalações sanitárias com placas laminadas com cor. No espaço central é utilizado um pavimento em placas de ‘wisa trans’, antiderrapante que poderá permitir a realização de pequenos espectáculos neste lugar.

© Leonardo Finotti

Ficha técnica:

  • Arquitetos:PARATELIER
  • Ano: 2009
  • Tipo de projeto: Equipamento Urbano
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Charneca da Caparica, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: PARATELIER – Leonardo Paiella e Monica Ravazzolo
  2. Coordenação Geral: Global, Arquitectura Paisagista lda

Informação Complementar:

  1. Paisagismo: GLOBAL – Joao Gomes da Silva, Sofia Raichande
  2. Estrutura: Adão da Fonseca – Pedro Morujão
  3. Engenharia Elétrica: ACRIBIA, Engenheiros Lda – Joana Andrade
  4. Águas e Esgotos: ACRIBIA, Engenheiros Lda
  5. Plano de Segurança e Saúde: Tabique, Engenharia Lda

 

  1. Construtora: Toscca
  2. Cliente: Câmara Municipal Almada
  3. Superfície interior: 121,80m2
  4. Superfície exterior: 68m2
  5. Volume: 105m3

 

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Pavilhão de apoio no Parque Aventura / PARATELIER" 22 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-15798/pavilhao-de-apoio-no-parque-aventura-paratelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.